Lina, Tomie e Rosa Kliass, as três mulheres que ajudaram a desenhar a paisagem de São Paulo

O papel das mulheres na arquitetura e no urbanismo (ainda!) é frequentemente diminuído ou esquecido em detimento das contribuições masculinas à disciplina. Muitas mulheres, contudo, ajudaram a desenhar prédios, lugares e paisagens mundialmente famosos, como o MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - um dos principais cartões postais da capital paulista.

Em reportagem para a BBC Brasil, Lais Modelli aborda a contribuição da arquiteta Lina Bo Bardi, da artista plástica Tomie Ohtake e da paisagista Rosa Kliass na construção da paisagem urbana de São Paulo. Responsáveis pela concepção e construção de alguns dos principais espaços públicos da maior metrópole brasileira, "estas três mulheres e suas obras ajudam a descrever a diversidade cultural de São Paulo."

Passando pelas icônicas obras de Bardi e projetos paisagísticos de Kliass até chegar nas famosas esculturas de Ohtake, o artigo apresenta um roteiro com as principais obras públicas dessas mulheres que ajudaram a contar a história da cidade de São Paulo no século XX.

Leia o artigo completo aqui.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Lina, Tomie e Rosa Kliass, as três mulheres que ajudaram a desenhar a paisagem de São Paulo" 02 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804509/lina-tomie-e-rosa-kliass-as-tres-mulheres-que-ajudaram-a-desenhar-a-paisagem-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.